Páginas

NARRATIVAS PESSOAIS

 UM CAMINHO ARTÍSTICO PARA A IDENTIDADE SOCIOCULTURAL

     Este projeto destina - se a expor as estratégias de ação para a realização de vinte cursos de teatro em diversos bairros de Tatuí, visando um fortalecimento da identidade sociocultural destes brasileiros e de seus moradores, fazendo com que a periferia possa fazer parte do circuito cultural da cidade.
   Nosso projeto foi aprovado pelo PRONAC (Lei Rouanet) e agora estamos em fase de captação. Interessados em investir favor entrar em contato:: 
encantaventos@gmail.com /  (14) 8113-1049



O que é o projeto “Narrativas pessoais: Um caminho artístico para a identidade sociocultural”?


O presente projeto visa construir caminhos para o fortalecimento da identidade sociocultural dos munícipes de vinte bairros da cidade de Tatuí, localizada no interior de São Paulo. Isso ocorrerá por meio das seguintes ações: a) entrevistas pré-estruturadas sobre aspectos históricos, cotidianos e de projeções futuras em relação aos bairros em que residem os entrevistados; b) vinte cursos de teatro, sendo um por bairro, perfazendo um total de dez bairros atendidos por semestre, ministrados a jovens com idades entre 13 e 25 anos. Ao final de cada curso, serão apresentados espetáculos desenvolvidos durante o mesmo. Os textos dramatúrgicos que servirão de base para os espetáculos serão elaborados a partir das entrevistas citadas. Os espetáculos mencionados serão apresentados nos próprios bairros em que os cursos e a entrevistas foram realizados.

Desta maneira temos: um espetáculo que tem sua dramaturgia elaborada a partir das narrativas dos moradores do bairro, sendo representado por “atores” que também são munícipes deste mesmo bairro, que tem como público alvo a comunidade local.
Pretende-se, ainda, que diferentes artistas e profissionais dos bairros possam colaborar com a realização dos espetáculos. Para a elaboração de cenários e figurinos, criação e execução de sonoplastia e iluminação, serão convidados músicos, grafiteiros, costureiras, entre tantos outros profissionais que possam dar suporte ao projeto, desde que a manifestação seja voluntária e desde que os mesmos tenham uma relação direta com o bairro em foco.
O projeto não se pretende assistencialista. Deseja-se proporcionar caminhos de mobilização para o contato, significação e fortalecimento das identidades socioculturais de cada bairro de realização do projeto, bem como descentralizar a produção e a experimentação artística do centro urbano da cidade de Tatuí.
Cada uma das etapas do projeto, em cada um dos bairros, será gravada em áudio e/ou em vídeo com registros na imprensa local, sempre que possível, com o intuito de se levantar materiais que possam auxiliar e incentivar novas investidas socioculturais na região. Esse programa piloto, quando de sua satisfatória realização e se comprovada a sua eficiência, será propagado para outras cidades da região, por este mesmo grupo de profissionais, a partir de 2012. As entrevistas servirão futuramente para a elaboração de outros textos – livros, poemas, crônicas, contos, artigos científicos, textos dramatúrgicos, sobre a realidade sociocultural dos bairros das cidades atendidas pelo projeto, servindo até mesmo como material para pesquisas científicas.
Cada um dos citados cursos terá duração aproximada de cinco meses. Serão oferecidas vinte vagas por curso para jovens na faixa etária citada. Cada espetáculo será apresentado três vezes no bairro de origem. Além do público local, o projeto se responsabilizará por realizar um rodízio entre os participantes de diferentes bairros. Ou seja, durante as três apresentações do espetáculo do bairro A, a produção do projeto organizará a ida dos participantes do projeto dos bairros B, C, D, até o espaço de apresentação do bairro A. Desse modo, cada um dos participantes integrará grupos de discussão e análise sobre o trabalho realizado em outro bairro, sempre com a mediação dos Agentes Culturais, do Supervisor de Direção Cênica e do Diretor Artístico-Pedagógico do projeto.